Cases



''KEI-TEK e seus clientes: uma união de resultados"



Clique nos links e saiba mais detalhes.


O projeto é a nova planta de pelotização da MBR, com produção prevista de 7 milhões de ton./ano em sua 1ª fase. Aqui, a KEI-TEK, em parceria com a North American, forneceu todo o sistema de combustão: 38 Queimadores, Válvulas de Controle e de Segurança, Medidores de Vazão, Instrumentos, Painéis Elétricos com CLP e Software de Controle exclusivo da KEI-TEK.


Ofereceu também todo o Sistema de Filtragem e Bombeamento de 34.000 kg/h de óleo combustível e 2 sistemas de geração de gases quentes com sistemas de combustão Flex (óleo e gás), cada um com capacidade aproximada de 3.300.000 kcal/h, além do sistema de descarga do combustível líquido dos caminhões e circuito de distribuição em todos os pontos de consumo da fábrica.



O projeto Onça-Puma visa ao aproveitamento dos depósitos de níquel laterítico das Serras do Onça e do Puma. O empreendimento tem capacidade nominal de 58 mil ton./ano(tpa) de níquel contido em ferro-níquel.

Nesse projeto, a KEI-TEK está fornecendo todo o sistema de geração de gases quentes, utilizado para a secagem do carvão moído no moinho de rolos (6.000.000 kcal/h) e os Skid’s de válvulas de controle e segurança, medidores, ar de atomização e GLP que irão controlar os queimadores dos fornos rotativos dos Secadores (Dryers) e dos Fornos (Kilns)fornecidos pela empresa FLSmidth.



A expectativa, neste projeto, é produzir 40 mil ton. de ferro-níquel — quase o total fabricado no País. A KEI-TEK está fornecendo todo o Sistema de Filtragem e Bombeamento de 32.000 kg/h de óleo combustível e aquecimento: Aquecedores Resistivos (960 kW) para os 2 fornos rotativos (Kilns) e Aquecedores Resistivos (170 kW) para os 2 Secadores rotativos (Dryers).



 “KEI-TEK is now installing a new system at one factory in São Paulo state, which will signifi cantly reduce emissions to the environment. This environmentally green project is the fi rst one ever in Brasil to benefi t from the new KEI-TEK technology. The emissions of NOx, a byproduct of combustion of fossil fuels, will be reduced by 75%. Low-NOx minimizes the possibility of forming photo-chemical smog in the ambient air we breathe.

This first application of KEI-TEK Low-NOx technology is recommended for all existing and future combustion systems burning fuel oil or natural gas in Brasil. The operating costs for the new low-NOx system are very low, a fraction of one percent of the typical combustion and boiler system operating costs.”
Robert L. Vogtos.


“A KEI-TEK está instalando um novo sistema que vai reduzir consideravelmente a emissão de poluentes. Este projeto é o 1º no Brasil a se beneficiar desta nova tecnologia KEI-TEK. A emissão de NOx, um bioproduto da combustão de combustíveis fósseis, será reduzida em 75%, melhorando o ar que respiramos.


Esta primeira aplicação da tecnologia é recomendada para todos os sistemas de combustão de óleo combustível ou gás natural existentes no Brasil. Além disso, o custo desse sistema de redução de NOx é muito baixo: menos de 1% do valor gasto nos Sistemas tradicionais de combustão e aquecimento.
Robert L. Vogt



Este projeto ampliará, em 54%, a capacidade produtiva de pelotas de minério de ferro da Samarco. Aqui, a KEI-TEK, em parceria com a North American, forneceu todo o sistema de combustão do forno de pelotização: 46 Queimadores, Válvulas de Controle e de Segurança, Medidores de Vazão, Instrumentos, Painéis Elétricos com CLP e um Software de Controle exclusivo da KEI-TEK.

A KEI-TEK forneceu ainda todo o Sistema de Filtragem e Bombeamento de 30.000 kg/h de óleo combustível, sendo o aquecimento feito por meio de 3 Aquecedores Indutivos (2.280 kW) e um específi co Sistema de Controle de viscosidade que será executado por meio de Viscosímetros, Tiristores e CLP para o Forno de Pelotização em parceria com a empresa Outotec.



Neste projeto, a KEI-TEK substituiu o sistema de combustão existente na caldeira GTV da unidade de Jacareí/SP, introduzindo a queima de Gás Natural e reduzindo sobremaneira as emissões de NOx.I-TEK.

Com a inclusão do Gás Natural, devido ao aumento de temperatura dos gases gerados, foram necessárias as substituições dos tubos do superaquecedor, um serviço que também foi realizado pela KEI-TEK com parceiros renomados.
Os serviços realizados em turno de 24 h/dia tiveram sua conclusão antecipada em 24 h, graças ao empenho dos colaboradores deste projeto, o que trouxe um benefício enorme para o cliente.



Este projeto abrange o fornecimento de 9 bombas de deslocamento positivo, do tipo “fusos” (screws pumps), testadas e homologadas pelo DNV na fábrica da KEI-TEK.


Todo e qualquer item embarcado em plataforma de produção e exploração de petróleo é extremamente crítico, pois pode comprometer ou até mesmo parar a operação. A KEI-TEK se orgulha por ter obtido sucesso no comissionamento e operação destes equipamentos, pois, mesmo em condições operacionais mais severas, não previstas em projeto, nossos equipamentos atenderam plenamente aos seus objetivos.



Também para esta plataforma, a KEI-TEK participou do fornecimento de equipamentos, contribuindo para a auto-sufi ciência em petróleo do Brasil.



Sistema de Aquecimento de Panela

KEI-TEK, tradicional fornecedor para sistema de aquecimento e secagem do refratário de panelas, tundish, carro torpedo, cadinhos, entre outros, aplicados nas siderúrgicas e metalúrgicas. Cada projeto é elaborado e fornecido, atendendo às necessidades de processo e de layout de cada cliente, sendo que são consideradas as curvas de aquecimento e secagem requerida, a homogeneidade de aquecimento, a eficiência e rendimento térmico, as condições operacionais, dimensões físicas, etc. Neste projeto a KEI-TEK forneceu um sistema completo de aquecimento e sinterização de panela com sistema de combustão.



Forno Gerador de Gases Quentes

Este projeto abrange o fornecimento de dois GGQ – Geradores de Gases Quentes para processo de secagem de produtos, sendo um dos geradores com sistema de combustão próprio para queima de óleo combustível e outro próprio para queima de gás natural. O escopo de fornecimento da KEI-TEK inclui toda a engenharia de desenvolvimento, fabricação do GGQ, painéis elétricos, ventiladores de ar de combustão e diluição, bem como o dimensionamento e fabricação de todos os componentes do sistema de combustão.



O projeto GGI tem como objetivo o fornecimento de prestação de serviços de engenharia, fabricação e supervisão de montagem de queimadores, bem como equipamentos requeridos para a combustão, para os Geradores de Gases Inertes, que se encontram instalados na PETROBRÁS, no âmbito da UN-RIO, nas plataformas P-38 (dois sistemas para queima somente de óleo Diesel), P-50 e P-54 (quatro sistemas para queima de Gás Natural ou óleo Diesel), localizadas na Bacia de Campos, município de Macaé, Estado do Rio de Janeiro.
Para atender a este projeto, será desenvolvido e construído, em nossa fábrica, em escala real, um GGI (Gerador de Gases Inertes) de testes, construído em 8 anéis, com entradas e saídas independentes de água de resfriamento, com a finalidade de se determinar o perfil de transferência de calor para o GGI e perfil de temperatura de chama na câmara de combustão.



Neste projeto, a KEI-TEK forneceu um sistema de combustão completo com queimador para baixa emissão, para aplicação na caldeira aquatubular, com capacidade de 60T/hr de fabricação da empresa Dedini.

Sistema de combustão fornecido, especialmente projetado para atender aos requesitos especiais do projeto quanto aos combustíveis a serem queimados, bem como as garantias de baixas emissões de NOx, particulados e SO2. A capacidade do sistema de combustão é de 45.000.000 Kcal/h. próprio para queima de gás natural ou óleo combustível 1A como combustível principal e óleo diesel como combustível para partida do sistema, bem como próprio para queima de gás residual (CWG).



Este projeto visa a implantação da nova Unidade U-2860 no Laboratório de Combustão da Petrobrás SIX, em São Mateus do Sul/PR, que terá como objetivo a realização de alguns testes:

•Avaliação de queimadores industriais convencionais, de baixa e ultrabaixa emissões;
•Pesquisa e desenvolvimento de combustíveis industriais e avaliação destes quanto a emissões atmosféricas;
•Avaliação de equipamentos destinados a sistemas de combustão como bombas, pilotos, sistemas de monitoramento de chama, de temperatura em fornalhas, sistemas de medição de correntes envolvidas tipicamente em fornos industriais, sobretudo fornos petroquímicos e caldeiras;
•Reproduzir condições operacionais de queima, normalmente encontradas em fornos e caldeiras, para o treinamento de profissionais envolvidos com combustão industrial e emissões.

A Petrobrás por acreditar na capacitação da KEI-TEK na área de combustão, contemplou-a com o fornecimento de equipamentos que são imprescindíveis a este projeto, tais como: fornalha de testes, cilíndrico-vertical encamisada com jaqueta d’água; chaminé autoportante; dutos de ar e de gases de combustão; damper de controle de fluxo e estrutura metálica de suportação da fornalha com plataformas de acesso e adendos.ão.










 Desenvolvido por RW Consultoria
Contato: 4351-1159